Connect with us

Geral

Transmissão de dengue teve início com casos importados e Saúde pede conscientização da população para evitar epidemia

Publicado

em

Após ter os primeiros casos de dengue contraídos por pacaembuenses em outras cidades – como Três Lagoas, Paulicéia, Panorama, Dracena, Marília e Tupã, onde a doença já está incontrolável –, as Secretaria Municipal de Saúde entrou em estado de alerta, tem multiplicado as ações de combate ao Aedes Aegypti e pede a conscientização da população para que se evite uma epidemia em Pacaembu.

Conforme dados atualizados nesta semana pela SMS, hoje existem 11 casos positivos no município. Destes, 2 são autóctones e os outros 9 correspondem aos importados que desencadearam o atual cenário.

“Já vínhamos desenvolvendo ações preventivas no município constantemente para evitar o surgimento da doença, por isso é importante enfatizar que essa transmissão de dengue não começou aqui na cidade, não fomos os causadores, na verdade, as pessoas contraíram durante passeios ou viagens e trouxeram para cá. Agora cabe a nós combater a proliferação para que não se torne um surto maior”, ressaltou a secretária de Saúde, Manuelina Corpa.

Segundo levantamento da SMS, a região com maior número de registros positivos é o Jardim Marajá.

A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado a atuação no combate ao Aedes, mobiliando toda a equipe em ações diárias para eliminação de criadouros, busca ativa de casos suspeitos e a aplicação de inseticida nas residências. Para este último serviço, inclusive, contratou uma empresa especializada de Adamantina.

“’Não estamos parados frente à situação. Temos trabalhado ainda mais no enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya porque nos preocupamos com a população. Porém, a Saúde Municipal sozinha não conseguirá mudar a situação. É fundamental que os moradores se conscientizem de uma vez por todas e colaborem, fazendo o mínimo: cuidando do seu quintal, terreno e/ou residência. Apenas juntos conseguiremos afastar perigo de uma epidemia da nossa cidade. Nos ajudem”, convocou a secretária de Saúde.

 

Prefeitura de Pacaembu

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/53611055_417536119052085_2387381434319896576_n.jpg?_nc_cat=104&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=9032c565229dcf6b9282d6a62aea5a93&oe=5D1B5734
 

Publicidade

Mais Lidas