Connect with us

Cidades

Sabesp orienta desembargo de obra dos canos e Prefeitura toma medidas preventivas frente à empreiteira

Publicado

em

 

 

Em resposta ao Ofício nº 595/2019, com data de 1º de outubro de 2019, encaminhado à Superintendência de Gestão e Desenvolvimento Operacional de Sistemas Regionais da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo), a Prefeitura de Pacaembu recebeu orientação para desembargar a obra de implantação da nova rede de canos de PVC que abastecerá o município em substituição à fragilizada e antiga tubulação de cimento amianto.

“Sugerimos que a empresa que realiza os serviços retome a obra”, diz a resposta enviada pelo engenheiro Reynaldo Costa Barbosa, do Departamento De Controle de Perdas e Planejamento Operacional, que justificou a orientação tendo em vista a proximidade de conclusão da obra, mas aconselhou o Município a tomar medidas preventivas.

Diante desse posicionamento da Sabesp, a Prefeitura decidiu acatar e autorizou que a empreiteira Maria Santa Locações e Obras Ltda., de Bauru, volte a executar os serviços de instalação da nova tubulação. Mas, em paralelo, está sendo providenciada pelo Município a abertura de uma investigação quanto à qualidade dos canos implantados, por meio de laudo de resistência, para saber se eles estão compatíveis com o projeto original da obra.

Além disso, profissionais dos setores técnicos da Prefeitura se reuniram no gabinete do Paço Municipal com representantes da empresa executora dos serviços e anunciou que o pagamento da última parcela da obra – estimada em R$ 500 mil – estará vinculado à realização e resultado do referido laudo dos tubos. Inclusive, um membro firma que fabrica os canos de PVC também participou da reunião.

Ainda, ficou acordado entre as partes que em todos os locais onde há o pavimento novo – as ruas e avenidas recém-recapeadas – e foi necessário abrir para o reparo da nova rede, a parte danificada da camada asfáltica será reconstituída com CBUQ (Concreto Betuminoso a Quente) – o mesmo material usado no recapeamento – para que fique igual antes.

O embargo da obra havia sido decretado porque a quantidade de rompimentos ocorridos nas últimas semanas chamaram a atenção da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo e do DAE (Departamento de Água e Esgoto), assim como causou estranheza na Secretaria de Recursos Hídricos do Estado juntamente com a Sabesp.

Os três órgãos que acompanham a obra. Já foram instalados os 14,5 km da rede. E agora os trabalhos estão na fase de interligação das tubulações e testes, com a liberação de água e carregamento da nova rede para que futuramente seja feita a transição do abastecimento.

 

Prefeitura de Pacaembu

 

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/72890556_405835180367507_147459649044480000_n.png?_nc_cat=101&cachebreaker=sd&_nc_oc=AQlCic0pCxO7XX-qrE7VZeVrOmVXRaO8M7xtmWp42dWh4KryesEz4zrxzlctwLtvb67K-Ziv25Jx9hVNNmD6dHyW&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=9b2ea1a6a9874e7a8a1be74fba640acd&oe=5E5DBF04

Publicidade

Mais Lidas