Connect with us

Cidades

Unidades de saúde funcionam normalmente nesta quinta e na sexta-feira; secretária esclarece equívoco

Publicado

em

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as unidades de saúde de Pacaembu funcionarão normalmente nesta quinta-feira (28) e também na sexta-feira (29). Antes, tinha sido informado aos funcionários que não haveria expediente, mas, a secretária Manuelina Corpa decidiu rever a decisão do fechamento nos citados dias porque são prestados serviços essenciais à população.

Portanto, tanto a UBS Central quanto o PSF do bairro Guaraniúva estarão abertos e atendendo os pacientes das 7h às 17h.

Manuelina fez questão de esclarecer que na verdade ocorreu um equívoco, porque o Decreto Municipal expedido pelo Poder Executivo estabelecia ponto facultativo (quinta e sexta) para as repartições municipais, salvo aquelas que prestam serviços essenciais à população.

https://scontent.fbau1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/s960x960/73390729_1173809219473336_4584022048174505984_o.jpg?_nc_cat=106&_nc_ohc=LYGL_Axd-awAQntOHwNon6Vl6frZKZmd7Q4mKpXYYfFqLJoZKb5Fib_ow&_nc_ht=scontent.fbau1-1.fna&oh=e3c8a04268588b97c640cea173d5e282&oe=5E7ADB01
“Como na terça-feira estava representando a Secretaria de Saúde de Pacaembu no Seminário Acessa SUS l Judicialização da Saúde, em São Paulo, não tive acesso direto ao documento e então, foi orientado que o mesmo fosse seguido. Porém, quando retornei à cidade, nesta quarta-feira, com o Decreto em mãos, após lê-lo na íntegra, decidimos desconsiderar o ponto facultativo na Saúde e abrir as unidades sem qualquer prejuízo aos usuários”, explicou.

O Decreto do Executivo refere-se aos departamentos ligados diretamente ao Paço Municipal e algumas secretarias municipais. No entanto, setores da Saúde (unidades básicas), da Educação (escolas), de Obras (coleta de lixo) e outros que não podem ser interrompidos ou há sistema de plantão, funcionarão sem ponto facultativo.

“A vereadora Luzia Vecchiatti nos alertou em sua fala na Câmara Municipal durante a sessão da noite desta terça-feira, quando abordou a questão do fechamento das unidades de saúde, o que nos mostrou o equívoco criado e possibilitou que tomássemos uma nova decisão, a tempo de não afetar a população”, acrescentou a secretária.

Para garantir o atendimento, Manuelina e sua equipe estiveram na sede da Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (27) – feriado municipal do Dia da Padroeira ‘Nossa Senhora das Graças’ – para entrar em contato com os funcionários e elaborar uma escala de trabalho para os dois próximos dias.

 

Prefeitura de Pacaembu

 

Publicidade

Mais Lidas