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Deputados anunciam prorrogação de 30 anos para Malha Paulista

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O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou na terça-feira, em Brasília, a renovação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista. Com isso, serão prorrogados os ramais ferroviários Bauru – Marília – Panorama. Entre os ramais que devem voltar a ser utilizados no transporte regular de cargas está uma rota de 350 quilômetros.

O contrato da empresa Rumo, que venceria em 2028, ganhou mais 30 anos e se estenderá até 2058, com antecipação de investimentos da ordem de R$ 5,8 bilhões nos próximos seis anos, segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

O projeto prevê a reconstrução de trechos da ferrovia implantados há mais de 50 anos. As obras devem proporcionar também aumento da capacidade da linha tronco da via, utilizada no transporte de cargas até o Porto de Santos. A reativação da malha ferroviária vai trazer desenvolvimento, emprego e geração de renda para a região.

Nesta sexta-feira (29), os deputados Reinaldo Alguz (Estadual) e Enrico Misasi (Federal) estiveram na Câmara Municipal de Adamantina, onde confirmaram a informação em evento que reuniu autoridades locais e da região, além da imprensa.

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O deputado estadual Reinaldo Alguz (PV-SP), um dos responsáveis pela reativação da malha ferroviária, destaca a viabilidade econômica no ramal Bauru-Marília-Panorama.

“Essa renovação é um marco para o desenvolvimento da região. Foram vários anos trabalhando em prol da reativação da ferrovia, que será, sem sombra de dúvida, uma grande indutora de desenvolvimento e geração de emprego e de renda para todo o centro-oeste paulista. Os produtos da região vão ganhar em competitividade, o que vai proporcionar mais investimentos”.

O deputado federal Enrico Misasi (PV-SP) afirma que “esse é um passo importante para colocar o Oeste e Noroeste Paulista na rota do desenvolvimento, sonho pelo qual trabalhamos lado a lado com o deputado Reinaldo Alguz e tantas pessoas”.

QUEM É A RUMO?

A Rumo, responsável pela Malha Paulista, é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem.

A companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por mais de mil locomotivas e 28 mil vagões.

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