Connect with us

Geral

Vaca dá à luz bezerros trigêmeos no interior de SP: ‘Nunca vi nada parecido’, afirma criador

Publicado

em

O pasto do sítio do criador de gado Gereval de Andrade, em Paulistânia (SP), foi local de uma raridade do mundo animal. A vaca, carinhosamente chamada de Menina, deu à luz bezerros trigêmeos, algo incomum e até então nunca visto pelo criador de gado.

Segundo veterinários, a probabilidade de a gestação de trigêmeos ocorrer é de 1% a 2%. Neste caso, a vaca Menina deu à luz em um parto normal, na manhã da terça-feira (25), e os três bezerros logo surpreenderam a todos, inclusive, o veterinário que acompanhou o parto.

O dono da propriedade, que não estava no local no momento do nascimento, também se assustou ao descobrir o nascimento triplo, também inédito para ele.

Com uma gestação que dura, em média, 280 a 290 dias, tendo uma base de nove meses e meio, o período de prenhez de uma vaca é o mesmo tanto para bovinos focados em corte quanto para rebanho de produção leiteira.

No entanto, entre os dois tipos, a vaca de corte apresenta um índice menor de reprodução, sendo que a média no Brasil, segundo dados de uma consultoria pecuária, é de um bezerro a cada 15 meses. Isso torna o caso da Menina, uma vaca de corte, ainda mais raro.

“Provavelmente ela ovulou três corpos lúteos e fecundou três espermatozóides ou fecundou dois espermatozóides com ovulação dupla e um desses, ainda no meio do caminho, se dividiu, o que é mais provável”, explica o veterinário.

Como em todo pós-parto, os cuidados são necessários tanto para a mãe, como para os filhotes, sobretudo quando o caso envolve o nascimento de três de uma única vez. Diante do ineditismo, Gereval procura se adaptar ao cenário e trabalhar a nutrição dos quatro animais.

Publicidade

Mais Lidas