Cidades

Lixeiras públicas estão sendo usadas de forma incorreta pela população, alerta Secretaria

Published

on

 

 

De acordo com constatação feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Municipais, Agricultura e Meio Ambiente nas últimas semanas, parte da população tem usado de forma incorreta as lixeiras públicas instaladas em diversos pontos da cidade. Ao percorrer locais aonde existem lixeiras, o secretário responsável pela pasta Vinicius Novaes Muller encontrou desde materiais recicláveis, folhas de árvores e até animais mortos.

Além de algumas pessoas também jogarem alimentos de forma errada. “Essas lixeiras foram instaladas para receber o lixo orgânico das residências, mas depositados dentro de sacolas ou sacos, senão caem para fora e com o tempo passam a exalar mau cheiro”, completou o secretário.

 

A Prefeitura de Pacaembu tem recibo muitas reclamações de vizinhos das lixeiras a respeito de sujeira que são trazidas para frente de suas casas, assim como do constante odor vindo do lixo depositado de maneira incorreta.

“Mais um aviso importante aos moradores é que fiquem atentos aos dias certos de coleta e coloquem o lixo para ser recolhido no dia anterior, para que não fique exposto até dois dias na rua, já que a coleta é feita bem cedo pelos nossos funcionários”, acrescentou o secretário. Outro problema constatado pela Secretaria é a prática de varrer e não colocar folhas e pequenas podas de árvores em sacolas e sacos, deixando na guia/rua, com isso o vento e a chuva arrasta tudo para as bocas de lobo, que acabam sendo entupidas e impedindo o escoamento das águas pluviais. O que também é errado. “É preciso que algumas pessoas tenham mais consciência ao dispensarem o lixo, doméstico, reciclável ou aquele que é retirado do quintal. Porque certas ações, além de causar grande incômodo aos vizinhos, podem trazer sérios danos ao meio ambiente”, finalizou Vinícius.

 

Mais Lidas

Sair da versão mobile