Connect with us

Cidades

Governo Federal volta a fornecer inseticida e Secretaria de Saúde inicia aplicação no município

Publicado

em

Interrompido deste o ano passado, no começo deste mês (abril) o Governo Federal enfim retomou o fornecimento para os municípios do inseticida de combate ao mosquito Aedes Aegypit, transmissor da Dengue, mas que também pode proliferar a Chikungunya e o Zika Vírus. Sem autonomia para adquirir o produto, as cidades não tiveram como manter a nebulização ao longo dos últimos meses.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde começou os trabalhos de aplicação do inseticida casa a casa, nos bairros. Inicialmente, os funcionários da Equipe de Controle de Endemias fizeram a aplicação nas dependências da Santa Casa e do Lar dos Idosos.

O primeiro bairro a receber a ação preventiva é o Jardim Marajá, onde os profissionais estão atuando durante esta semana.

O responsável pela equipe, Silvio Correa Nogueira, informou que o inseticida fornecido pelo Governo Federal é novo, traz uma nova composição com a proposta de ser mais eficaz, e entre as mudanças, por exemplo, não apresenta aquele cheiro característico do produto anterior.

Além da aplicação do inseticida, a Saúde Municipal informe que estão sendo feitas as visitas nas residências para verificação dos imóveis e eliminação de possíveis criadouros do Aedes.
Mas o principal meio de combate ao mosquito ainda é a colaboração da população/moradores que precisa manter a limpeza dos quintais e terrenos baldios. “Se não houver uma conscientização de que é fundamental limpar seus imóveis e retirar qualquer recipiente que acumule água, em especial neste momento que as pessoas estão em casa, não adiantará só a atuação da Saúde. Vamos trabalhar juntos”, alertou a secretária municipal Manuelina Corpa.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Mais Lidas