Connect with us

Geral

Pacientes da Grande SP com Covid-19 serão transferidos para leitos no interior a partir do final de semana

Publicado

em

O governo de São Paulo começará a usar leitos de cidades do interior mais próximas da capital paulista para atender pacientes com coronavírus a partir deste sábado (2) e domingo (3).

A informação foi divulgada no início da tarde desta quinta-feira (30) pela equipe da secretaria estadual de Saúde, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

“Passamos agora, a partir deste final de semana, a utilizar leitos do interior para tratamento de pacientes também aqui da Grande São Paulo”, disse o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann.

Nesta quarta-feira (29) a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 85,1% na Região Metropolitana.

O governo afirma que a transferência é uma medida temporária, tomada por conta do atraso na entrega de insumos, como os aparelhos respiradores.

“Como houve uma defasagem na chegada dos respiradores, temos que usar por um tempo essa transferência de pacientes para o interior”, disse o secretário. “Precisamos lançar mão disso por ao menos alguns dias”.

Levantamento

Das 39 cidades que compõem a região metropolitana de São Paulo, 12 não têm nenhum leito de UTI adulta, tanto na rede pública quanto no sistema privado.

Não possuem leitos do tipo os municípios de Biritiba-Mirim, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Pirapora do Bom Jesus, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista.

Juntas, as 12 cidades somam 825 mil habitantes, segundo o IBGE, e 364 casos de coronavírus, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde. Essas cidades já tiveram 33 óbitos registrados por exames laboratoriais – em duas delas, todos os casos confirmados de Covid-19 são de óbitos.

Cidades da Grande SP sem UTI

Fonte: DataSUS, IBGE, Secretaria Estadual da Saúde de SP

Dentre as cidades da Grande SP sem UTI, quatro (Biritiba-Mirim, Rio Grande da Serra, São Lourenço da Serra, Pirapora do Bom Jesus) também não têm leitos de enfermaria.

Os dados são de fevereiro de 2020 e foram extraídos do sistema oficial de informações de saúde, o DataSUS.

Publicidade

Mais Lidas