Connect with us

Cidades

Faleceu na madrugada desta segunda feira, 13, o Pioneiro João Bassan

Publicado

em

João Pereira da Mata, (84), conhecido como “João Bassan”, faleceu na madrugada desta segunda feira,13, na cidade de Adamantina.

O Pioneiro na área do esporte da cidade de Pacaembu enfrentava problemas de saúde já algum tempo.

João Bassan chegou a Pacaembu no dia 15 de Agosto de 1949, o ano da emancipação político-administrativa da cidade.

Fez parte do primeiro time de futebol da cidade, o “PEC” (Pacaembu Esporte Clube), demonstrando sua habilidade futebolística na área.

Com o passar do tempo, foram surgindo outros times e vários torneios competitivos pela região e nesta época as equipes de Pacaembu começaram a ter grande destaque como o “Flamenguinho” e o “Sete de Setembro” que formou grandes jogadores.

Em 1957, o “América Futebol Clube” surgiu na cidade, sob seu comando e do comerciante Valter Pinguim, idealizadores do time, que com a habilidade de seus jogadores, conseguiram ganhar o torneio Varzeano, descartando 16 times da região.

Já em 1959, João e o dirigente Valdemar Patrão da “Congregação Mariana”, disputou o campeonato de Panorama a Garça e foram os campões da categoria, trazendo mais um título para a cidade.

De 1961 a 1964, época dos grandes torneios da zona rural, o esportista João Bassan destacou os times da época como: o time do Bassan, Olímpia, Éden e Alto Alegre.

No ano de 1971 surge o “Time dos Veteranos” sob seu comando, do Dr. Antônio e Virgílio que possuía jogadores de primeira linha como: Ary, Divino, Graciano, Toninho, Dudinha, Batistela, Zé Antônio, Zé Dias, Mário Thiago Ruggieri, Mamed, Zé d`loia, Paulinho, Joaquim, Lukinha, entre outros.

Admirados pelos torcedores da época e dos dias atuais, o ex-técnico João Bassan deixará saudades para todos os Pacaembuenses.

O seu sepultamento está previsto para hoje às 13h.

A família enlutada, nossas condolências!

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e texto

 

Mais Lidas