Connect with us

Geral

AstraZeneca retoma testes de vacina de oxford

Publicado

em

A AstraZeneca anunciou neste sábado (12) a retomada dos testes da vacina de Oxford. Responsável pela produção do imunizante, a empresa havia paralisado os trabalhos na última terça-feira (8), após uma voluntária apresentar reação adversa com o medicamento.

Autoridades de saúde do Reino Unido permitiram a retomada. A informação foi divulgada à emissora americana CNBC.

Quanto à voluntária, trata-se de uma paciente do sexo masculino que tomou de fato uma dose da vacina e não um placebo — geralmente, metade dos voluntários toma o imunizante e a outra metade recebe uma dose sem o medicamento, para que se estude as reações nos dois casos. A mulher desenvolveu uma mielite transversa (doença autoimune que envolve uma rara inflamação da medula), mas já teve alta.

Atualmente, os testes da vacina estão na fase 3, que é quando são testados muitos voluntários. Caso os trabalhos avancem, o imunizante deve ser produzido em larga escala nos próximos meses. É na vacina de Oxford que o governo federal mais tem confiado. Há testes sendo feitos no Brasil, e o Ministério da Saúde já fechou um acordo com a AstraZeneca para comprar 100 milhões de doses até janeiro de 2021.

Publicidade

Mais Lidas