Cidades

Prefeitura solicita vista técnica da Sucen em busca de solução para o aumento excessivo de pernilongos no município

Published

on

A Prefeitura de Pacaembu enviou no último dia 25 de setembro o Ofício nº 477/2020 para Diretoria Técnica de Saúde SR-11 da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) com a solicitação de visita e apoio técnico para tentar minimizar ou solucionar o aumento excessivo de pernilongos no município.

A iniciativa foi tomada logo após o recebimento de inúmeras reclamações dos moradores com relação aos incômodos causados pela quantidade desses insetos.

No documento, a Prefeitura pede também ao órgão estadual ajuda para a identificação dos criadouros do mosquito de gênero Culex (pernilongo).

Enquanto aguarda a resposta, o Município por meio da Secretaria de Saúde tem intensificado as visitas casa a casa e, além de orientar os moradores com relação à prevenção da dengue, tem esclarecido sobre a necessidade de evitar acúmulo de água parada, tendo em vista que os pernilongos também gostam de água seja/poluída, com folhas ou muito material orgânico porque utilizam deste ambiente para a sua reprodução.

A disponibilização de inseticida para ser aplicado no município é autorizada pelo Estado somente em casos extremos, uma vez que sua ação extermina vários outros insetos – como abelhas e borboletas, joaninhas, cigarras e demais –, e com isso agride diretamente o Meio Ambiente.

Caso haja resposta positiva do Estado, será formada uma equipe técnica com funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Controle de Vetores para acompanhar os profissionais da Sucen e da Secretaria Estadual de Saúde para as análises dos principais pontos de foco e proliferação de pernilongos em Pacaembu.

 

Mais Lidas

Sair da versão mobile