Connect with us

Geral

Chuva com granizo causa alagamentos e arrasta veículos

Publicado

em

Uma forte chuva que durou cerca de uma hora causou grandes estragos em São Carlos (SP) na tarde desta quinta-feira (26). Segundo a Defesa Civil, choveu 138 milímetros entre 16h35 e 17h40.

A tempestade começou com granizo em vários pontos da cidade, e o volume da chuva causou alagamentos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender vítimas ilhadas em veículo e estabelecimentos comerciais. Pelo menos 150 pessoas foram resgatadas, entre elas quatro gestantes, três portadores de necessidades especiais e diversas crianças.

Carro é arrastado pela chuva no centro São Carlos — Foto: Redes sociais

Quatro pessoas foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Felícia com ferimentos leves. Uma pessoa foi atendida na UPA da Vila Prado com crise síndrome do pânico. Outras três pessoas foram encaminhadas para Santa Casa, onde foram medicadas e ficaram em observação.

Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), houve inundações no Parque do Bicão, no pontilhão da Praça Itália e na região central, próximo à praça do Mercadão. A Rua Episcopal foi inundada mais uma vez este ano.

Há registro de vários carros que foram levados pela enxurrada na praça Itália e também no Centro da cidade.

Carros foram arrastados pelo centro de São Carlos durante chuva — Foto: Redes sociais

Centro destruído

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 26 carros foram levados pela correnteza. Um deles invadiu uma loja.

A prefeitura emitiu um alerta pedindo que as pessoas não saíssem de casa até que os alagamentos acabassem.

No Centro, as ruas voltaram a ficar alagadas. Motoristas que foram surpreendidos pelo alagamento tentaram fugir da água, mas vários veículos foram arrastados.

O asfalto da Rua Episcopal foi arrancado e uma placa de concreto atingiu um carro, que foi levado pela enxurrada.

As placas de calçamento do calçadão tiveram vários pedaços arrancados pela água, que também invadiu lojas. Cerca de 100 estabelecimentos comerciais foram danificados às vésperas da Black Friday.

As ruas Episcopal entre Jesuíno de Arruda e Bento Carlos, a Avenida Comendador Alfredo Maffei entre a Avenida São Carlos e a Rua Visconde de Inhaúma e o pontilhão da Praça Itália estão interditados.

Nesta quinta-feira, a Defesa Civil havia emitido alerta de chuvas rápidas acompanhadas de granizo e ventos fortes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 46 km/h.

Quando a chuva passou, foi possível ver a enormidade dos estragos causados pela força da enxurrada.

Chuva deixou muitos estragos no centro de São Carlos  — Foto: Felipe Boldrini / EPTV

Solidariedade vizinha

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT) postou nas suas redes sociais que enviará equipes do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Secretaria de Obras e Serviços Públicos, além de integrantes da Defesa Civil e Agentes de Trânsito para dar suporte a São Carlos.

O município vizinho enviará também 7 caminhões caçamba, 1 caminhão munck, 2 caminhões pipa, 1 viatura de trânsito, além de cones e fitas zebradas, segundo Edinho.

A Prefeitura de Ibaté informou que enviou para São Carlos, dois caminhões basculantes e um caminhão pipa para auxiliar nas primeiras providências de limpeza, além de agentes de sua Guarda Civil Municipal, para ajudar com a segurança nos locais afetados.

Carros foram arrastados durante chuva em São Carlos — Foto: Redes sociais

Publicidade

Mais Lidas