Connect with us

Cidades

CDP I de Pacaembu será transformado em Penitenciária

Publicado

em

A reportagem do jornal e site Folha Regional recebeu com exclusividade durante esta semana, informações extraoficiais, de que uma das unidades do Centro de Detenção Provisória de Pacaembu – “CDP I”, deverá ser transformada em Penitenciária, o que mudará o atual regime provisório para “fechado”.

Também foi informado à nossa reportagem, que transferências de detentos já estão sendo realizadas entre o CDP I e II com o intuito de desocupar a unidade prisional para que a mesma possa abrigar os novos detentos que virão para Pacaembu de diversas regiões do Estado de São Paulo e que este procedimento estaria próximo de ser concluído, deixando assim as dependências prontas para receber os reeducandos.

SAP – Visando buscar informações oficiais e de fontes que pudessem assegurar que tal medida de fato está sendo realizado pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), nosso núcleo de reportagem solicitou várias informações relacionadas ao assunto à assessoria de imprensa da pasta.

Por meio de nota, a SAP se posicionou e informou apenas que “as transferências dos presos do CDP I de Pacaembu para o CDP II da mesma cidade se deram para otimizar a ocupação das unidades prisionais. A medida não afeta outros presídios da região, uma vez que todos operam dentro dos padrões de disciplina e segurança”.

Questionada sobre a atual existência ou a possibilidade de estudos para que um dos CDP’s se transforme em penitenciária de regime fechado, a SAP não se pronunciou.

 

ATUAL LOTAÇÃO

Os dois Centros de Detenção Provisória de Pacaembu foram inaugurados em abril de 2019, possuem capacidade máxima para abrigar 823 detentos cada.

De acordo com a SAP, na última segunda-feira (1), quando foi realizada a última contagem dos detentos, a população prisional do CDP I era de 507 abrigados, quase 200 a menos do que o número divulgado pela SAP na semana passada, quando a unidade abrigava 693 detentos.

Já no CDP II, a atualização apresentava a presença de 1.148 presos, quase 160 a mais do que na contagem anterior quando a unidade registrava 989 presos sob custódia do Estado, 325 pessoas a mais do que comportaria a unidade.

 

Mais Lidas