Connect with us

Cidades

Possível fechamento da Santa Casa gera grande repercussão

Publicado

em

Na segunda-feira (7), através das redes sociais foi divulgado um comunicado em nome dos funcionários da Santa Casa de Pacaembu.

Também houve uma manifestação em frente ao prédio da unidade de saúde contando com a presença dos funcionários portando cartazes.

No comunicado informaram que a Santa Casa de Pacaembu deve ser fechada e que tal fato foi confirmado em reunião no dia 4 de junho, com a presença do prefeito João Francisco, promotor de Justiça, além do administrador e colaboradores.

Desta forma, os 42 funcionários da Santa Casa pedem apoio para a manutenção dos empregos e alertam sobre a insegurança quanto aos seus direitos trabalhistas, destacando que “o prédio da Santa Casa não pertence mais ao município e sim para a OSS”.

Os funcionários ainda alertam que estão trabalhando sobrecarregados fisicamente e psicologicamente, sem condições de trabalho para atender toda a demanda em razão do avanço da pandemia da Covid-19 em Pacaembu. No entanto ressaltam que estão unidos atendendo a demanda de urgência e emergência, e que não serão omissos quanto ao atendimento da população.

GRANDE REPERCUSSÃO

O possível fechamento da Santa Casa de Pacaembu gerou grande repercussão não só em Pacaembu como em toda a região. Tal situação vinha sendo especulada na cidade, porém agora com a confirmação da possibilidade de fechamento, a população pacaembuense está bastante preocupada com a situação.

PREFEITURA GARANTE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

O prefeito João Francisco esclareceu que para o funcionamento que é feito através de repasses de verbas para Santa Casa, a Instituição depende de duas Certidões – CND (Certidão Negativa de Débitos) e CEBAS (Certificado de Entidades Beneficente e Assistência Social na Área de Saúde) – sendo que estas se encontram com os dias contados, inviabilizando assim o funcionamento da Santa Casa.

Ainda o prefeito informou que não deixará a população desamparada quanto ao serviço de pronto atendimento, mas não pode garantir o emprego dos funcionários da Organização Social – ou seja, os empregos dos funcionários não podem ser cobertos pela Prefeitura. Qualquer outra solução e contratação somente poderão ser realizadas através de processo seletivo ou concurso no que for cabíveis.

O prefeito ainda em entrevista durante a semana afirmou não ter um posicionamento oficial de como será o atendimento à população através do pronto atendimento, porém adiantou que muito provavelmente o serviço deve ser assumido pelo município.

 

Mais Lidas