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Cidades

Pacaembu participa de Seminário sobre a indicação geográfica do café arábica na Nova Alta Paulista

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O município de Dracena sediou no último dia 11, o III Seminário sobre a Indicação de Procedência do Café Arábica da Nova Alta Paulista. O encontro aconteceu na sede da Cati Dracena também onde está instalada a Secretaria Municipal de Agricultura. Participaram representantes da cultura do café tanto de Dracena quanto de demais cidades da região.

Marcaram presença o gerente regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante; Andréia de Alcântara Cerizza e a consultora e professora no Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, entre outros. De Pacaembu esteve presente Waldir Visioli, representando a Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu (APRUP).

O objetivo foi informar e promover a indicação geográfica do café arábica da Nova Alta Paulista, cujo propósito na prática é contemplar toda a região em uma de suas principais atividades econômicas. Waldir Visioli, da Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu, enalteceu a importância do projeto para a cafeicultura na região, assim como para a economia, refletindo em vários setores, como o turismo. “Agradecemos ao apoio de todos os envolvidos e pedimos o engajamento de cada cafeicultor em seus municípios para que divulguem esse projeto”.

A professora Andréia deu uma aula sobre o tema “Indicação geográfica” abordando desde a parte histórica – como tudo começou – até os dias atuais. Citou casos de sucesso como os ‘Calçados Birigui’, entre outras. “Indicação geográfica é o ouro, mas o Brasil está conhecendo mais sobre isso agora; hoje são poucos casos – por volta de 90 -, há muito que avançar. Com relação à indicação geográfica apenas do café há 12. No mundo todo, as indicações geográficas movimentam cerca de 50 milhões de dólares”. Na Nova Alta Paulista, há 1.211 unidades que trabalham com o café.

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o registro de indicação geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.

 

 

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