Connect with us

Cidades

Mina D’Agua de Pacaembu completa 30 dias sem jorrar

Publicado

em


A Mina D’Agua do Bairro Areia Branca de Pacaembu completou 30 dias sem jorrar água como jorrou por cerca de 60 anos, abastecendo não somente os moradores de Pacaembu, mas de toda a região.

O assunto trazido desde os primeiros dias da escassez pelo jornalismo Folha Regional foi repercutido nesta quinta-feira (28) pela TV Fronteira, afiliada da Rede Globo em uma reportagem que contou com depoimentos de moradores de Pacaembu e proprietários rurais que residem nas imediações.

MINA DA ESTRADA PACAEMBU MIRANDÓPOLIS AGUÁ EXCELENTE - YouTube
A Mina D’Agua que se tornou um dos pontos turísticos de Pacaembu tinha o ponto de captação preservado pelos moradores por quase 17 anos.

Também entrevistado, o consultor de vendas Sérgio Bezerra que é um dos voluntários nos cuidados com o local, destacou que “todo mundo conhece a mina, estão sentindo muita falta e todos reclamam, está fazendo muita falta mesmo”.


Já a senhora Maria da Conceição que cresceu nas proximidades do local contou que há cerca de 40 anos bebia somente a água da mina e ainda relatou sua tristeza com o fato que também foi um mistério.


O agricultor Valentim que é morador antigo do local e que foi um dos primeiros a perceber que a água tinha parado de jorrar, disse que chegou em uma segunda-feira e percebeu a situação.


DAE CONSTATOU QUE O NÍVEL DA NASCENTE HAVIA BAIXADO


Em entrevista à TV Fronteira, o diretor de obras da Prefeitura, Antônio Geraldo Sica, destacou que todos os serviços para verificação e tentativas de solucionar o problema foram feitos pela Prefeitura, mas que ficou constatado pelo DAE que o nível da nascente que fica à 150 metros do local e que tem um metro e meio de profundida baixou muito e que o jorramento pelos canos funciona por sucção e sem a força suficiente, o líquido não chega nas bicas.


A Prefeitura, através do secretário Municipal de Infraestrutura, Obras, Agricultura e Meio Ambiente Luciano Oliveira Teles, atribuiu o problema à falta de chuvas em Pacaembu, uma vez que não foi constato o afloramento do lençol, o que faria com que a água chegasse até na superfície e descesse pelos canos chegando ao ponto em que a população fazia o uso.

VAZÃO DIÁRIA DE 120 MIL LITROS

Sua vazão diária, segundo o Departamento de Água e Esgoto de Pacaembu era de 120 mil litros diários e ininterruptos.

O local era preservado por moradores e voluntários que diariamente realizavam manutenções, limpeza e chegou a ganhar uma decoração especial com construção de lagos com carpas e outras espécies de peixes, monjolo, roda d’agua, animais em concreto e ornamentações especiais, o que atraia visitantes de diversas cidades da região.


Recentemente um grupo de pessoas se reuniu no local e até orações foram feitas pedindo o retorno das águas na bica da Mina D’Agua.

Com as chuvas que caíram naquela região, o líquido até que voltou a jorrar, mas foi por pouco tempo, uma vez que a mina secou novamente.

A grande expectativa é que volte a chover para que a mina por sua vez possa fornecer a água limpa, pura e em abundancia como sempre forneceu, para a alegria dos que residem no Bairro Areia Branca, aos moradores de Pacaembu e também da região.



Mais Lidas