Connect with us

Cidades

Prefeitura afirma que barracão de lixo reciclável será fechado para receber obras de reforma

Publicado

em

Através das redes sociais, a Prefeitura Municipal de Pacaembu publicou nota explicando a situação do barracão de lixo reciclável.

De acordo com a nota da Prefeitura “no dia 30/6/2015, o município em parceria com a Cesp e Ministério Público Estadual e Federal celebrou o contrato com a Caixa Econômica Federal/Gigov e recebeu uma verba no valor de R$ 288.325,37 para a construção de uma central de triagem com a construção de um barracão, compra de maquinários e adequação do local com o compromisso de formalizar uma cooperativa de reciclável. Algumas pessoas se interessaram em constituir esta cooperativa, porém, de vido a grande rotatividade dos catadores, incompatibilidade de ideias entre eles e falta de documentação dos mesmos, não foi possível formalizar uma diretoria para constituição de uma cooperativa”.

Ressalta ainda a Prefeitura que em 2021, procurou ajuda de um contador e da equipe da cooperativa de reciclagem de Ourinhos, porém, não obtiveram êxito. “E assim, resolvemos pedir ajuda para o Sebrae de Presidente Prudente e hoje estamos com uma assessoria específica com o engenheiro ambiental e sanitarista Rafael Polizer Esteves, que tem nos ajudado a buscar soluções para melhor funcionamento da cooperativa”, destaca a nota.

Desta forma, a Prefeitura informa que após várias reuniões, ficou decidido que o barracão de armazenamento do lixo reciclável precisará ser fechado para eventual reforma, compreendida por pintura e reparos necessários. “Em paralelo, fazemos um chamamento público, com datas já pré-definidas e com o objetivo de cadastrar todas as pessoas interessadas em trabalhar na futura Cooperativa de Trabalho de Reciclagem, dando oportunidade a todos e depois formalizar com a documentação necessária”, finaliza a nota publicada pela Prefeitura.

A reportagem do jornal e site Folha Regional, esteve na quarta-feira (6) visitando o barracão da reciclagem que estava fechado e não tinha nenhuma movimentação de pessoas.

 

Mais Lidas