Connect with us

Geral

Festa do Peão de Barretos movimenta região e espera mais de 900 mil visitas

Publicado

em

Durante 11 dias, a cidade de Barretos se torna foco do entretenimento e do esporte rodeio no País. Sediando a maior e mais antiga Festa do Peão da América Latina, o município – que tem 123 mil habitantes – vive uma verdadeira transformação em agosto com a chegada dos turistas que buscam as atrações do tradicional evento.

Neste ano, em que a Festa chega à sua 65ª edição, são esperadas mais de 900 mil visitas no Parque do Peão no período de 18 a 28 de agosto. E atrações para atrair esse público não faltam. De acordo com os organizadores, serão mais de 100 shows na programação artística, além de apresentações culturais espalhadas pelo espaço. Já a grade de competições esportivas inclui finais dos campeonatos nacionais e a 28ª edição do Barretos International Rodeo.

“O Parque do Peão vira um gigantesco centro de entretenimento com atrações para todos os estilos e idades. Tem tanto shows focados no público em geral, com grandes nomes da música que inclusive vão além do sertanejo, como também música raiz, danças e apresentações que fomentam a cultura regional. O rodeio é um capítulo à parte, a Festa do Peão de Barretos é o sonho de todo competidor e o Barretos International Rodeo é referência mundial”, afirma Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes, associação organizadora.

O organizador também ressalta que a Festa tem um espaço exclusivo para as crianças, o Rancho do Peãozinho, com atividades socioeducativas para o público infantil. O espaço recebe durante o evento mais de 50 mil visitas.

Investimentos, empregos e economia aquecida

Para a edição deste ano, o Parque do Peão está recebendo mais de R$ 10 milhões em investimentos na infraestrutura.

“Temos uma estrutura fixa de mais de 2 milhões de metros quadrados e regularmente investimos em melhorias pra receber melhor nossos visitantes”, conta Muzetti.

Os investimentos deste ano estão espalhados pela área de camping – que entre as novidades terá um palco recebendo shows exclusivos para os hospedados no local, reforma e construção de camarotes, mais sanitários e nova praça de alimentação.

Tanto na fase de preparação para o evento como para seu pleno funcionamento, a estimativa dos organizadores é que mais de 10 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados. Outro número que impressiona é a movimentação econômica que a Festa fomenta: segundo pesquisa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, levando em conta a edição de 2019, mais de R$ 900 milhões são injetados na economia da região, levando em conta a movimentação turística durante o evento.

Novidades na programação do rodeio

No calendário das competições, tem rodeio e provas cronometradas diariamente na Festa. As disputas ocorrem no Estádio de Rodeio e na Hípica e incluem: final da PBR Brazil (18 a 21), Super Copa Barretos de Três Tambores (19 a 24), final da Liga Nacional de Rodeio (22 a 24 e 27) e Barretos International Rodeo (25 a 28).

Grande estrela do evento, o Barretos International Rodeo tem neste ano uma parceria com o evento canadense Calgary Stampede, um dos maiores e mais antigos eventos do mundo. O campeão e o vice-campeão da competição no Canadá em 2022 vão disputar o Barretos International Rodeo. Já o campeão de Barretos deste ano nas montarias em touros disputa o Calgary Stampede em 2023. A programação completa do rodeio está disponível no site.

Programação

A programação musical terá mais de 100 shows espalhados pelos palcos do complexo, incluindo nomes como Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Cesar Menotti & Fabiano, Wesley Safadão, Maiara & Maraisa, Zé Neto & Cristiano, Bruno & Marrone, Alok, Pedro Sampaio, Guilherme & Benuto, Clayton & Romário, João Bosco & Vinicius, Rionegro & Solimões, Guilherme & Santiago, Maria Cecília & Rodolfo, Tierry, Dilsinho, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, entre outros. Também está confirmada uma apresentação beneficente do evangelista Deive Leonardo.

A grade completa pode ser conferida no site.

A Festa ainda traz o tradicional Concurso Queima do Alho – culinária típica, Concurso do Berrante, apresentações de Catira, Palco Culturando, Palco das Raízes Sertanejas – exclusivo para apresentações culturais, Feira Comercial, Rancho do Peãozinho – com atrações infantis, monumentos espalhados pelo parque, Museu do Peão, área para camping, estrutura de camarotes e área de ranchos para festas particulares.

Os ingressos para a 65ª Festa do Peão de Barretos podem ser adquiridos através do site barretos.totalacesso.com

 

 

Publicidade

Mais Lidas