A Prefeitura Municipal de Pacaembu está reforçando as ações de combate a dengue devido ao período de chuvas que ocorre normalmente nestes meses.
A postura da Secretaria Municipal de Saúde frente à dengue é sempre de alerta, mas é importante observar que o problema muitas vezes está nas residências e a ação da equipe de controle de vetores precisa da colaboração da população.
“Além das ações desenvolvidas pelo poder público, é importante que cada um esteja consciente do que deve fazer para eliminar o mosquito e consequentemente evitar a transmissão da doença”, ressalta a Secretaria de Saúde.
De acordo com o último boletim, Pacaembu registrou do início deste ano de 2022 até o momento um total de 351 casos de dengue e a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a melhor forma de se evitar a doença é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito.
O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A dengue de modo geral, causa febre e náuseas, desidratação, dor abdominal, exantema (irritação na pele), dor de cabeça e dor retroorbital (dor ao redor dos olhos).
Além da dengue, Aedes aegypti também é transmissor da Chikungunya e do Zika Virus. (Com informações do O Pacaembuense)