Connect with us

Cidades

SIFUSPESP cobra obras em desvios da vicinal interditada pela Prefeitura de Pacaembu

Publicado

em


A SAP também foi oficiada quanto a necessidade de obras emergenciais

Diante da situação caótica vivenciada por policiais penais dos Centros de Detenção Provisória I e II de Pacaembu, além daqueles profissionais que atuam em outras unidades, mas também daqueles que diariamente precisam se deslocar para serviços, seja de escolta ou administrativo nas duas penitenciárias, mas que tem encontrado o lamaçal e situações de caos nos dois desvios oferecidos e que cuja manutenção é de responsabilidade da Prefeitura de Pacaembu, o SIFUSPESP – Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo oficiou a administração municipal e também a Secretaria de Administração Penitenciária solicitando que realizem obras emergenciais visando garantir a segurança dos trabalhadores atualmente expostos aos riscos de acidentes.


A única via para acesso pavimentada, a SPV-063, que liga Pacaembu à Mirandópolis, está interditada há exatos 103 dias, após ter o aterro levado pela força das águas das chuvas.

Desde então, os policiais penais têm enfrentado poeira e péssimas condições de deslocamento para cumprirem com a jornada de trabalho nas unidades prisionais, o que foi agravado nos últimos dias devido à chuva em grande volume em Pacaembu e região, resultando no lamaçal, veículos atolados (inclusive da própria SAP), e o tráfego prejudicado pelos dois desvios.

“Na época em que os primeiros problemas apareceram, o sindicato chegou a conseguir estabelecer um diálogo entre o prefeito do município, João Francisco Neves, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para que medidas eficazes pudessem ser anunciadas, visando a melhorar o tráfego pela estrada. Até o momento, no entanto, nenhuma das propostas feitas junto ao Palácio dos Bandeirantes e à Prefeitura foram cumpridas”, destacou o SIFUSPESP.

Para o presidente do sindicato, Fábio Jabá, a situação é inadmissível, principalmente porque devido às condições da estrada, operações de rotina como transferências, audiências judiciais e atendimento médico a sentenciados em ambientes externos aos CDPs estarão sempre à mercê de acidentes e tentativas de fuga.

“A SAP precisa dialogar melhor com a administração municipal para que seja implementado um projeto voltado a tornar esta via em condições plenas de receber os veículos que precisam passar por ela todos os dias. Nossos servidores não podem mais estar submetidos a este caos toda vez que chove na cidade. A chuva não vai parar de cair, mas a estrada deve ter a qualidade suficiente para atender a essa demanda”, disse Fábio Jabá ao jornalismo Folha Regional em entrevista na tarde desta quarta-feira.

O SIFUSPESP vai continuar acompanhando de perto a situação até que algo de efetivo seja feito visando dar melhores condições aos policiais penais.




Mais Lidas