O sepultamento ocorreu na manhã de hoje (26), em Pacaembu
Após as homenagens e despedidas que aconteceram durante a tarde de ontem e parte da manhã desta quarta-feira (26), Pacaembu deu adeus ao seu ex-prefeito Chideto Toda, carinhosamente conhecido como “Paulo Toda”.
A população compareceu em grande número ao Velório Municipal, que também recebeu figuras políticas e pessoas de várias cidades da região.
Quem esteve presente ou acompanhou o cortejo pôde notar o quanto Paulo Toda era querido. Isso foi evidenciado pelas dezenas de coroas de flores que precisaram ser transportadas pelo carro funerário e por caminhonetes da família.

O cortejo com o corpo de Paulo Toda percorreu a Avenida Vereador José Gomes Duda e seguiu em direção à SP-294, até chegar ao Cemitério Municipal. Lá, pela última vez, seus familiares e amigos expressaram o desejo de reencontrá-lo algum dia: “qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar”.

Paulo Toda foi, indubitavelmente, um dos maiores realizadores de Pacaembu, a “Cidade Paraíso”. Eleito prefeito por quatro vezes, tornou-se um ícone da política pacaembuense, sendo um verdadeiro exemplo para aqueles que acompanharam sua trajetória como homem público e um motivo de orgulho para seus milhares de admiradores.

“Pacaembu não perde apenas o homem Paulo Toda, mas também um exemplo de ser humano, administrador e companheiro. Com certeza, ele cumpriu exemplarmente seu papel, e hoje só nos resta dizer: obrigado, Paulo Toda”, lamentou o presidente da Câmara, Airton Sica, em conversa com nossa reportagem.

O ex-prefeito Salvador Mustafa Campos, o “Doi”, registrou através das redes sociais: “um abraço à família de Chideto Toda, que lutou, melhorou e participou da vida comunitária de Pacaembu. Foi o prefeito com o maior número de mandatos. Representante inato da colônia japonesa, foi responsável por muitas conquistas importantes para o município”.

Em conversa com a reportagem do portal Folha Regional Pacaembu, os familiares agradeceram as diversas manifestações de carinho recebidas dos moradores de Pacaembu e da região devido ao falecimento de Paulo Toda.

Com o trecho da música “Tá do jeito que eu queria”, de Barrerito, que se tornou um hino e que, em qualquer lugar que seja tocada nos quatro cantos de Pacaembu, presta-se homenagem ao ex-prefeito:

Por onde ando, eu abraço meu povão
Eu amo de coração minha plateia querida
Porque vocês é que seguram o meu sucesso
Cantando a Deus eu peço que proteja suas vidas
Com muito amor estou aqui mais uma vez
Desejando a vocês muita paz e muita glória
Felicidade para os amigos incertos
Para assistirem de perto a minha grande vitória
“Descanse em paz, Paulo Toda”.

