SP: greve CPTM paralisa 3 linhas no 2º dia; veja
Trabalhadores da CPTM mantêm greve e paralisam parcialmente as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Ônibus do Paese atendem trechos; metrô abre às 4h.
SP: segundo dia de greve paralisa parcialmente três linhas da CPTM
Os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram, na noite dessa terça-feira (4), manter a greve e paralisar novamente, de maneira parcial, as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. A prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos novamente. Quem depende do transporte sobre trilhos enfrenta operação reduzida e precisa de planos alternativos.
Como está a operação das linhas da CPTM nesta quarta-feira (5)
A Linha 11-Coral funciona entre as estações Barra Funda-Palmeiras até Guaianases. Segundo a CPTM, o percurso entre as estações Guaianases e Estudantes é atendido pelo sistema Paese de ônibus. A Linha 12-Safira circula entre as estações Brás e Engenheiro Goulart, com o trajeto até Calmon Viana coberto pelos ônibus do Paese. Já a Linha 13-Jade opera com intervalos maiores entre as estações e o Aeroporto de Guarulhos, também com auxílio do Paese.
Metrô e rodízio: o que muda na sua rotina
Além dos ônibus do Paese, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata estão com mais trens circulando. O metrô abriu mais cedo, às 4h, nessas mesmas linhas. A suspensão do rodízio, anunciada pela prefeitura, vale para todos os veículos, o que pode aliviar parte do deslocamento por carro.
Audiência de conciliação e o que está em jogo
Uma audiência de conciliação será realizada hoje (5), às 12h, entre o sindicato, o governo do estado de São Paulo e a CPTM para decidir sobre a continuidade da greve. Na noite de ontem, os funcionários decidiram manter a paralisação nesta quarta.
Os trabalhadores pressionam por garantias formais de empregos daqueles que atuavam diretamente nas linhas 11, 12 e 13, que foram concedidas à empresa Trivia Trens em julho deste ano. Segundo o governo do estado, cerca de 1.300 dos 4.648 funcionários ainda não foram realocados após a privatização e há compromissos concretos de manutenção dos vínculos de todos. Os sindicalistas questionam, alegando falta de instrumentos para dar segurança à categoria.
Perguntas Frequentes
A linha 11-Coral está funcionando até onde?
A Linha 11-Coral opera entre as estações Barra Funda-Palmeiras e Guaianases. O trecho de Guaianases a Estudantes é atendido por ônibus do sistema Paese.
O rodízio está suspenso hoje?
Sim, a prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos novamente para esta quarta-feira (5).
O metrô abriu mais cedo?
Sim, o metrô abriu às 4h nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, com mais trens circulando.
O que decide a audiência de hoje?
A audiência, marcada para as 12h, reúne sindicato, governo do estado e CPTM para decidir sobre a continuidade da greve.