CapaCidade
Cidade

Tempestade e granizo causam prejuízo a 43 municípios no RS; veja dados

ResumoA Defesa Civil do Rio Grande do Sul registrou prejuízos em 43 municípios devido a tempestades, granizo e ventanias desde a semana passada. Os danos incluem queda de árvores, destelhamento e cortes de energia. Santa Vitória do Palmar registrou rajadas de vento de 97,9 km/h.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que 43 municípios relataram danos com tempestades, granizo e ventanias desde a semana passada. Queda de árvores, destelhamento e cortes de energia são os principais prejuízos. Santa Vitória do Palmar registrou rajadas de 97,9 km/h.

Wellington Frota
Wellington Frota Repórter de segurança · 20 de julho de 2026 · 3 min de leitura
Tempestade e granizo causam prejuízo a 43 municípios no RS; veja dados

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou nesta segunda-feira (20) que 43 municípios relataram danos devido às tempestades, granizo e ventanias que atingem o estado desde a semana passada. Os maiores danos são de quedas de árvore, destelhamento de casas e cortes de energia. No total, há 19 desalojados em seis municípios.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que 43 municípios relataram danos devido a tempestades, granizo e ventanias desde a semana passada. Os maiores danos são queda de árvores, destelhamento de casas e cortes de energia. Há 19 desalojados em seis municípios. Os ventos mais fortes foram registrados em Santa Vitória do Palmar (97,9 km/h), Santa Maria e São José dos Ausentes (90 km/h). Os maiores acumulados de chuva em dois dias ocorreram em Quaraí (159,8 mm), Santa Vitória do Palmar (133,5 mm) e Rosário do Sul (125,8 mm). O Inmet ampliou o alerta laranja de perigo para tempestades para regiões de Ijuí, Santa Cruz do Sul e região metropolitana de Porto Alegre.

Como a tempestade e o granizo afetaram os municípios gaúchos

Os eventos climáticos extremos que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada causaram danos significativos em infraestrutura e residências. A Defesa Civil do estado contabilizou 43 municípios com relatos de prejuízos, com destaque para três tipos principais de ocorrência: queda de árvores, destelhamento de casas e cortes no fornecimento de energia elétrica.

Em seis dessas cidades, há 19 pessoas desalojadas, ou seja, que precisaram deixar suas residências temporariamente. O número de desalojados, embora concentrado em poucos municípios, indica a gravidade localizada dos ventos e do granizo.

Ventos mais intensos registrados

A estação meteorológica de Santa Vitória do Palmar registrou rajadas de vento de 97,9 km/h, o maior valor entre os municípios monitorados. Santa Maria e São José dos Ausentes também tiveram ventos fortes, com 90 km/h cada. Essas velocidades são suficientes para causar destelhamento e queda de árvores, conforme os relatos da Defesa Civil.

Acumulado de chuva em dois dias: os maiores volumes

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou os maiores acumulados de chuva em um período de 48 horas. O município de Quaraí lidera com 159,8 milímetros, seguido por Santa Vitória do Palmar (133,5 mm) e Rosário do Sul (125,8 mm). Esses volumes elevados contribuíram para alagamentos pontuais e saturação do solo, agravando os danos.

Alerta laranja do Inmet: novas áreas em perigo

O Inmet informou que, a partir desta segunda-feira (20), a área de aviso laranja de perigo para tempestades passa a contemplar municípios das regiões de Ijuí, Santa Cruz do Sul e da região metropolitana de Porto Alegre. O alerta laranja indica risco de tempestades com ventos entre 60 e 100 km/h, granizo e chuva intensa. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, o aviso permanece em nível amarelo ou laranja, dependendo da região.

Como a Defesa Civil atua em situações de tempestade

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul coordena o monitoramento e a resposta a desastres naturais. Em eventos como o atual, a equipe técnica consolida os relatos dos municípios, orienta a população sobre medidas de segurança e aciona órgãos de assistência social para abrigar desalojados. A população pode registrar ocorrências pelo telefone 199 ou pelo site do órgão.

Perguntas Frequentes

Quantos municípios foram afetados pela tempestade no RS?

A Defesa Civil informou que 43 municípios relataram danos devido às tempestades, granizo e ventanias.

Quais os maiores danos causados?

Os principais danos são queda de árvores, destelhamento de casas e cortes de energia elétrica.

Quantas pessoas estão desalojadas?

Há 19 desalojados em seis municípios do estado.

Qual foi a maior rajada de vento registrada?

Santa Vitória do Palmar registrou rajadas de 97,9 km/h, o maior valor entre os municípios monitorados.

Onde choveu mais nos últimos dias?

Os maiores acumulados de chuva em dois dias foram em Quaraí (159,8 mm), Santa Vitória do Palmar (133,5 mm) e Rosário do Sul (125,8 mm).

O que significa o alerta laranja do Inmet?

O alerta laranja indica perigo de tempestades com ventos entre 60 e 100 km/h, granizo e chuva intensa. O Inmet ampliou a área de aviso para regiões de Ijuí, Santa Cruz do Sul e região metropolitana de Porto Alegre.

// Leia também

Publicidade