Tempo seco intensifica risco de queimadas no interior paulista, alerta Defesa Civil
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu alerta para risco elevado de incêndios e queimadas nas regiões central, oeste e leste do estado entre hoje (19) e quarta-feira (21), com a região norte, entre Barretos e Araçatuba, em situação de risco extremo no dia 21.
A Defesa Civil do estado de São Paulo divulgou alerta para risco elevado de incêndios e queimadas nas regiões central, oeste e leste do estado. A região norte, entre Barretos e Araçatuba, apresenta risco extremo no dia 21. O alerta vale a partir de hoje (19) até quarta-feira (21).
A Defesa Civil de SP alerta para risco elevado de queimadas entre 19 e 21 de julho nas regiões central, oeste e leste do estado. A região norte, entre Barretos e Araçatuba, tem risco extremo no dia 21. A seca persiste desde fevereiro de 2024, segundo o Monitor das Secas da ANA.
Seca persiste desde 2024, aponta ANA
A região segue em situação de seca moderada ou leve desde fevereiro de 2024, segundo o Monitor das Secas, da Agência Nacional de Águas (ANA). Apesar da condição climática desfavorável, o estado registra historicamente poucos focos de incêndio e queimadas.
Pior cenário foi em 2024 com queimadas no norte paulista
A pior situação ocorreu em 2024, quando a região norte paulista teve registro de queimadas extensas em lavouras de cana-de-açúcar. Na ocasião, o fenômeno meteorológico El Niño também esteve presente, com menos intensidade do que a esperada para este ano.
No ano anterior, foram registrados incêndios em parques estaduais e áreas de proteção ambiental (APAs). Um plano robusto de prevenção e combate a incêndios florestais impediu impactos maiores nos últimos anos.
Abastecimento urbano sob pressão no interior
O abastecimento urbano também preocupa. Nos últimos dez anos, cidades do interior têm enfrentado dificuldades nos períodos mais secos, recorrendo a rodízios e obras de captação alternativa. Municípios como Itu, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto registraram longos períodos de estresse nos sistemas de saneamento.
Capital também sofre com seca nas torneiras
A região metropolitana da capital também tem assistido meses seguidos de torneiras secas nas madrugadas. Desde janeiro deste ano, a região passou a captar água cada vez mais longe, na bacia do Rio Paraíba do Sul.
Perguntas Frequentes
Quais regiões de SP estão em alerta para queimadas?
As regiões central, oeste e leste do estado, com risco extremo na região norte entre Barretos e Araçatuba no dia 21.
Até quando vale o alerta da Defesa Civil?
O alerta vale de hoje (19) até quarta-feira (21).
Quando começou a seca no interior paulista?
A região está em seca moderada ou leve desde fevereiro de 2024, segundo a ANA.
O que causou as piores queimadas recentes?
Em 2024, queimadas extensas atingiram lavouras de cana-de-açúcar no norte paulista, com presença do El Niño.
Quais cidades têm problemas de abastecimento?
Itu, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto registraram estresse nos sistemas de saneamento nos últimos dez anos.
Desde quando a capital capta água do Rio Paraíba do Sul?
Desde janeiro deste ano, a região metropolitana passou a captar água na bacia do Rio Paraíba do Sul.