Comunidade

SINCODÓ leva capacitação e novas oportunidades à Comunidade Boqueirão dos Vieiras

ResumoSINCODÓ (Sindicato dos Produtores Rurais de Codó) promoveu duas semanas de capacitação na Comunidade Boqueirão dos Vieiras, zona rural de Codó, com cursos de aproveitamento de babaçu e produção de conservas. A iniciativa ofertou novas oportunidades de geração de renda e qualificação técnica aos moradores locais. A ação reforça o papel do sindicato no desenvolvimento socioeconômico da região.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) realizou duas semanas de capacitação na Comunidade Boqueirão dos Vieiras, zona rural de Codó, com cursos de aproveitamento de babaçu e produção de conservas.

Núbia Cardoso
Núbia Cardoso Repórter de cotidiano · 31 de agosto de 2026 · 1 min de leitura
SINCODÓ leva capacitação e novas oportunidades à Comunidade Boqueirão dos Vieiras

O Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) encerrou duas semanas de capacitação na Comunidade Boqueirão dos Vieiras, zona rural de Codó, com cursos voltados ao aproveitamento integral de produtos vegetais e à produção de conservas. A ação levou aprendizado, troca de experiências e novas perspectivas para moradores da região.

Durante o período, foram realizados os cursos Aproveitamento Integral de Produtos de Origem Vegetal - Babaçu e Produção de Conservas Vegetais, Compotas e Frutas Cristalizadas/Desidratadas, este último em duas turmas. Um dos diferenciais foi o uso, em grande parte das atividades, de matérias-primas encontradas e produzidas na própria comunidade, valorizando os recursos locais e mostrando como o que já é produzido pode virar produtos de qualidade, com potencial para geração de renda.

Segundo o mobilizador de cursos FAEMA/SENAR/SINCODÓ, Elias Araújo, o envolvimento dos participantes foi intenso. "Foi gratificante ver o entusiasmo dos alunos e a importância que deram aos novos conhecimentos", afirmou. Ele destacou ainda que a matéria-prima utilizada é produzida pela própria comunidade, tornando a capacitação mais valiosa.

As instrutoras Conceição de Maria, Silvete Corrêa e Ana Joaquina ministraram as aulas e receberam reconhecimento do Sindicato pelo compromisso. O presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, ressaltou que a iniciativa busca despertar possibilidades: "Quando o conhecimento chega à comunidade, novas ideias começam a nascer". A ação reforça o compromisso da entidade em levar qualificação às comunidades rurais, fortalecer a agricultura familiar e contribuir para novas oportunidades de trabalho e renda.

// Leia também

Publicidade