Eventos

Edison Lobão declara voto em Hilton Gonçalo e Roseana Sarney

ResumoEdison Lobão declarou apoio a Hilton Gonçalo e Roseana Sarney para as duas vagas do Senado pelo Maranhão durante evento com o deputado estadual Francisco Nagib, em São Luís. A manifestação também incluiu Orleans Brandão como candidato ao Governo do Maranhão, sinalizando alinhamento político do ex-senador nessas eleições.

Durante evento com o deputado estadual Francisco Nagib, em São Luís, o ex-senador Edison Lobão declarou voto em Hilton Gonçalo e Roseana Sarney para as duas vagas do Senado. A fala também citou Orleans Brandão para o Governo do Maranhão.

Tatiana Réis
Tatiana Réis Repórter de serviço · 13 de setembro de 2026 · 2 min de leitura
Edison Lobão declara voto em Hilton Gonçalo e Roseana Sarney

O ex-senador e ex-governador do Maranhão Edison Lobão declarou apoio às candidaturas de Hilton Gonçalo e Roseana Sarney ao Senado Federal. A manifestação ocorreu neste sábado (12), durante evento com a participação do deputado estadual Francisco Nagib (MDB), na cidade de São Luís.

Em sua fala, Lobão afirmou que o Maranhão precisa "fazer a coisa certa" nas eleições de 2026. Defendeu a eleição de Hilton Gonçalo e Roseana Sarney para as duas vagas em disputa no Senado, além de Orleans Brandão para o Governo do Maranhão. Na mesma oportunidade, declarou voto a Francisco Nagib para deputado estadual e a Vinícius Ferro para deputado federal.

O que muda para quem acompanha a disputa no Maranhão

A declaração chama atenção pelo peso político de Edison Lobão, uma das figuras mais experientes da política maranhense. Ao longo de sua trajetória, exerceu quatro mandatos como senador da República e governou o Maranhão entre 1991 e 1994, além de ter ocupado o Ministério de Minas e Energia.

Para Hilton Gonçalo, o gesto representa um passo na tentativa de ampliar sua presença na disputa pelo Senado e agregar lideranças de diferentes grupos políticos em torno de sua candidatura. Ex-prefeito de Santa Rita, ele tem trajetória municipalista, o que dialoga com a experiência estadual e federal da ex-governadora.

Ao colocar Hilton e Roseana como seus dois votos para o Senado, Lobão sinaliza uma composição eleitoral que reúne a experiência e o peso político da ex-governadora com a trajetória municipalista de Hilton Gonçalo. É um arranjo que pode ser lido como tentativa de cobrir dois perfis de eleitor ao mesmo tempo.

O que observar daqui pra frente

A manifestação ocorre em plena campanha eleitoral e reforça a movimentação das principais lideranças políticas maranhenses na definição de seus dois votos para o Senado. Para o eleitor, o efeito prático é o desenho de apoios que podem influenciar a formação de palanques nos municípios.

Vale acompanhar como os demais grupos do estado vão reagir ao gesto e se outros nomes com histórico semelhante ao de Lobão seguem a mesma direção. A definição dos dois votos para o Senado tende a ser o eixo que organiza boa parte da campanha no Maranhão.

eleições 2026 no Maranhão disputa pelo Senado

// Leia também

Publicidade