Eventos

Orleans é Lula, garante TRE-MA: decisão desta terça

ResumoOrleans Brandão, candidato do MDB ao Governo do Maranhão, obteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) nesta terça-feira, 1º, autorizando o uso do nome e de imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha eleitoral. A permissão judicial reordena o cenário político estadual, ampliando a estratégia de comunicação do candidato com base na associação à figura do presidente.

A Justiça Eleitoral decidiu nesta terça-feira, 1º, que o candidato do MDB ao Governo do Estado pode usar nome e imagens do presidente Lula na campanha. Decisão reordena cenário no Maranhão.

Edmar Lisboa
Edmar Lisboa Editor regional · 02 de setembro de 2026 · 2 min de leitura
Orleans é Lula, garante TRE-MA: decisão desta terça

A Justiça Eleitoral do Maranhão liberou, nesta terça-feira, 1º, o uso do nome e das imagens do presidente Lula (PT) na campanha de Orleans, candidato do MDB ao Governo do Estado. A decisão é da juíza auxiliar da propaganda eleitoral, Manuella Viana dos Santos Faria Ribeiro, e derruba qualquer impedimento imposto por aliados de Flávio Dino e de Felipe Camarão.

A magistrada entendeu que as imagens têm finalidade política e comunicam proximidade entre as figuras retratadas, mas não equivalem a declaração de apoio eleitoral. "Não se pode equiparar automaticamente proximidade política ou registro de atuação conjunta a declaração de apoio eleitoral", escreveu na decisão.

A disputa na Justiça nasceu de ações de aliados e do entorno de Camarão, que tentaram barrar a associação de Orleans a Lula. Para o blog Marco Aurélio d'Eça, que revelou o caso, a estratégia foi um erro do candidato do PT, pois prejudica a própria imagem de Camarão e atrapalha o projeto eleitoral de Lula no estado.

Pesquisa do Instituto Quaest, divulgada na semana passada, mostrou que o mesmo percentual de eleitores que identifica Camarão como candidato de Lula também vê Orleans nessa condição. Ou seja, a tentativa de censura não mudou a percepção do eleitorado, apenas reforçou o vínculo de ambos com o presidente.

Com a decisão, o cenário no Maranhão se reordena. Orleans pode agora exibir Lula em santinhos, spots e materiais de rua sem risco de punição. Na prática, o estado passa a ter dois candidatos alinhados ao petista, o que pode fragmentar o eleitorado lulista e beneficiar outros nomes na disputa.

A leitura local é que a decisão da Justiça Eleitoral, embora técnica, tem efeito político imediato. Ela confirma o que as pesquisas já indicavam: Orleans é Lula, assim como Camarão. A diferença é que, agora, isso está oficialmente registrado nos autos.

Para o eleitor, o recado é direto: quem votar em Orleans, vota em um nome associado a Lula, com respaldo da Justiça Eleitoral. E quem votar em Camarão, também. A dúvida que fica é como o PT vai administrar essa dupla representação no Maranhão até o dia da eleição.

// Leia também

Publicidade