Connect with us

Cidades

Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente oferece três novas especialidades

Publicado

em

Pacientes com câncer da região agora podem contar com novas especialidades no tratamento oncológico, já que o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) incluiu no Departamento de Cirurgias Digestivas o tratamento para tumores de fígado, vias biliares e pâncreas.

A inclusão foi realizada por meio da entrada do cirurgião hepatobiliopancreático, Rafael Mello, no corpo clínico do hospital e representa grande avanço para a população, visto que grande parcela dos pacientes com tais neoplasias recebia um subtratamento, muitas vezes sem incluir o tratamento cirúrgico, apenas quimioterapia, em razão da ausência da especialidade na região.

Segundo o cirurgião, tal fator ocasionava aos pacientes um provável insucesso de cura da doença e consequente perda da esperança. “Alguns, quando podiam e eram encaminhados, iam para São José do Rio Preto ou São Paulo buscar por serviço especializado”, explica Rafael. Mas essa realidade já está diferente. Na manhã de segunda-feira, o cirurgião realizou – junto ao colega de departamento, Geraldo Siqueira – a primeira cirurgia oncológica de fígado no HRCPP.

“Foi uma cirurgia muito importante para o hospital e para a região, visto que o nosso projeto é aumentar a complexidade das cirurgias abdominais, incluindo procedimentos de grande porte, porém, com resultados positivos para os pacientes, para atender tumores e lesões mais graves”, afirma Rafael.

PROJETOS FUTUROS

Em relação aos projetos para a população, Rafael afirma que pretende organizar um sistema de referenciamento aos pacientes oncológicos, oferecendo um serviço especializado na área de cirurgia do fígado, pâncreas e vias biliares a toda população da região, sem que precise do transtorno de ter de viajar a outro centro para completar seus tratamentos.

“Pretendo também organizar, junto aos médicos e colegas de equipe – Geraldo Siqueira e Gabriel Domingues -, uma residência do tipo ‘fellowship’ de cirurgia digestiva oncológica na instituição e um serviço de transplante de fígado para a população no Hospital do Câncer, englobando o tratamento oncológico e as doenças hepáticas, visto que o hospital possui estrutura apta para isso”, pontua.

Publicidade

Mais Lidas