Connect with us

Cidades

CAFÉ: UMA DELICIOSA PAIXÃO NACIONAL!

Publicado

em

Domingo próximo, 24 de maio, comemoraremos no Brasil o “Dia Nacional do Café”.

Queremos então, prestar nossa homenagem a todos os cafeicultores do nosso Município: aos que já se foram, aos que mudaram de atividade e também aos que ainda hoje a praticam.

Reconhecemos e enaltecemos o relevante serviço prestado por cada um desses agricultores, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento de nossa cidade e região.

E, como os associados da APRUP – Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu, com muito orgulho, estão perfeitamente inseridos nesse contexto, gostaríamos de relembrar um pouco da nossa trajetória.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, sapatos e atividades ao ar livre

Esta Associação foi fundada no início da década de 90, pela necessidade de se organizar o escoamento de produtos agrícolas e também para viabilizar ao Município, o recebimento de máquinas e implementos que compunham uma Patrulha Agrícola que seria doada pelo então governo do Estado.

Importantes feitos foram realizados, até que, em meados daquela mesma década, uma grave crise atingiu o setor agrícola, levando a Associação a um período de inércia, do qual só saiu com o advento do Programa de Microbacias do Governo do Estado, implementado pela CATI.

Atraves desse Programa, importantes benefícios foram alcançados pelos associados e também pelo Município.

Elegemos então, a cafeicultura como foco dos nossos planos. Tivemos também o apoio da Prefeitura, que nos doou um terreno. Apresentamos então ao referido Programa, os projetos para a construção de nossa nova sede, onde também construimos um galpão para armazenamento, uma unidade de classificação de café e uma torrefação. Objetivo: agregar valor ao produto. Os Associados podem industrializar suas safras, melhorando assim a remuneração por seus produtos, o que levará a uma melhor qualidade de vida a seus familiares.

Numa parceria com o SEBRAE, contratamos uma consultoria que atuou junto aos nossos associados por aproximadamente 5 anos, realizando visitas técnicas mensais a cada propriedade, sem contar os diversos cursos e treinamentos que recebemos. O objetivo era a implantação das “BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS”, o que traz um importante diferencial ao nosso produto, pois, estabeleceu-se novos critérios para a condução das lavouras, no que diz respeito aos tratos culturais, aos cuidados com o meio ambiente, no uso de defensivos e também na colheita, secagem e armazenamento dos  grãos. Afinal, CAFÉ também é um alimento, traz muitos benefícios à nossa saúde e é a segunda bebida mais tomada no mundo, perdendo apenas para a água.

Feita a “lição de casa“, criamos e lançamos então a nossa marca: AROMA PAULISTA CAFÉ!

A imagem pode conter: planta, atividades ao ar livre, natureza e água

Daí surgiu a necessidade de criarmos uma Cooperativa. A nossa legislação tributária não permite que Associações comercializem. Criamos então a COAMP – COOPERATIVA AGRÍCOLA MISTA DE PACAEMBU, onde somos em 21 cooperados. E na APRUP somos 32 associados. Todos Agricultores Familiares. Todos imbuídos do mesmo objetivo: melhorar a qualidade de vida dos nossos cooperados/associados, oferecendo um produto de qualidade aos nossos consumidores.

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Hoje, o AROMA PAULISTA CAFÉ é uma realidade e está disponível nas cidades de Panorama a Osvaldo Cruz, com muito boa aceitação.

AROMA PAULISTA CAFÉ! Um café de Pacaembu, feito com muito capricho e dedicação, e que tem o propósito de agradar até os mais exigentes paladares!

TEXTO: Waldir Visioli – FOTOS: Folha Regional Pacaembu

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Diretorias:

COAMP: Presidente – Waldir Osvaldo Visioli  —  Vice: Elizeu Ponsoni   —  Secretário: Juraci Lourencetti

APRUP: Presidente: Armando Bussan  —  Vice: Edmilson Marin  —  Secretário: Juraci Lourencetti

Tesoureiro: Carlos Roberto Merlotti

Mais Lidas