Connect with us

Cidades

FAKE NEWS: Informação de rebelião com fuga de presos em Pacaembu é falsa

Publicado

em


Um vídeo circulou nesta terça-feira (27), com informações de que teria ocorrido uma fuga em massa nos presídios de Mongaguá (SP), Irapuru e Mirandópolis.

Tal fato colocou pânico e gerou grande repercussão nas redes sociais e aplicativos de mensagens, inclusive com várias ligações para a redação do jornal e site Folha Regional de pessoas que buscavam informações e a confirmação da suposta evasão de presos.

Diante da situação, nossa reportagem entrou em contato com órgãos de segurança e também com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), através da CROESTE – (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado de São Paulo) para buscar maiores informações sobre a veracidade dos fatos expostos nas imagens e textos veiculados.


A Folha Regional apurou que não houve nenhuma movimentação ou atividade anormal nas unidades citadas, o que evidencia a veiculação de falsa notícia ou o famoso “fake news”.

Também foi obtida a informação de que o vídeo distribuído pode tratar-se de um material gravado em 17 de março de 2020, quando de fato houve fugas e evasões do sistema prisional nestes municípios.

No exercício do jornalismo dinâmico, sério e transparente, o Grupo Folha Regional combate as falsas notícias e cumpre o seu papel de bem informar com a qualidade e a tradição de 32 anos de história.


Mais Lidas