Connect with us

Cidades

Pacaembu registra mais de 100 casos de dengue este ano e Saúde alerta a população

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre o aumento do número de casos de dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, principalmente neste período de chuvas seguidas de calor intenso.

A equipe de Saúde está monitorando semanalmente a evolução do número de casos intensificando as medidas de controle.

Ainda a Secretaria de Saúde alerta que é de extrema importância, que qualquer pessoa que apresente sintomas relacionados a dengue, ou mesmo que já tenha um resultado de exame positivo, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, para realizar a notificação compulsória, uma vez que, a partir do conhecimento desta notificação a Equipe de Combate a Endemias tomará as providências necessárias.

A equipe de Combate a Endemias permanece realizando o trabalho diário de controle dos criadouros, através das visitas casa a casa e aplicação de inseticida, distribuídos pela Secretaria do Estado aos municípios, o qual ocorre através do mapeamento dos casos notificados na Secretaria de Saúde, com priorização das áreas de maior contaminação.

A Prefeitura Municipal iniciou no dia 16 de janeiro o mutirão de limpeza urbana por bairros, como estratégia de contribuir com a limpeza da cidade e combater as arboviroses. O objetivo deste mutirão é para que os munícipes coloquem para fora de seus quintais, todo lixo ou material sem uso, para que as máquinas e caminhões da prefeitura possam recolher, conforme cronograma estabelecido pelas secretarias.

Informou ainda a Secretaria de Saúde que a aplicação do inseticida é uma medida complementar ao combate da doença, no entanto para a prevenção da dengue, recomenda-se que os focos do mosquito sejam reduzidos através da eliminação de água parada, limpeza de calhas e lajes, além de manter a caixa d’agua e cisternas tampadas, entre outras medidas.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde emitido no dia 27 de janeiro, já haviam sido registrados um total de 101 casos de dengue somente este ano em Pacaembu.

 

 

 

Mais Lidas