Connect with us

Cidades

Pacaembu realiza reunião sobre indicação geográfica de procedência do café Arábica

Publicado

em

Foi realizada no dia 25 de janeiro, na Casa da Agricultura de Pacaembu uma reunião que tratou sobre a indicação geográfica de procedência do café Arábica da Nova Alta Paulista.

O evento contou com a presença de autoridades do município, secretários e produtores e a coordenadora regional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Andréia Alcântara e Guilherme Soares do Sebrae.

A indicação de procedência é utilizada para indicar que um produto ou serviço é reconhecidamente originário de um país, uma região, um lugar específico, atestando a notoriedade do local de onde o produto se originou.

Para que isto ocorra, há diversas fases de prospecção e sensibilização com os produtores, além de várias reuniões e discussões até que seja concedido o registro da Indicação Geográfica (IG).

A IG é uma indicação de procedência que reconhece a região como um dos maiores polos produtores de café do estado de São Paulo, além de vincular o produto à história e ao desenvolvimento regional.

Essa proteção e a visibilidade dada por uma IG permitem que os produtores desenvolvam ações de promoção dos seus produtos, com potencial de agregação de valor, podendo alcançar mercados específicos.

O município de Pacaembu tem seguido as etapas certas e lidando com burocracia de maneira adequada para não ter erros e, assim, conseguir o deferimento do pedido no INPI.

 

 

Mais Lidas