Connect with us

Cidades

Pacaembu sedia reunião sobre Indicação Geográfica do Café Arábica da Nova Alta Paulista

Publicado

em

No dia 24, a Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu e Região (APRUP) e a Prefeitura Municipal de Pacaembu, promoveram uma reunião para a finalização do Caderno de Especificações Técnicas (CET) do Projeto de Identificação Geográfica do Café Arábica da Nova Alta Paulista – IG.

A reunião aconteceu na sede do Lions Clube de Pacaembu e contou com a presença de representantes do Sebrae, do Instituto Federal, de cafeicultores e demais pessoas envolvidas na cadeia produtiva do café na região da Nova Alta Paulista.

Esse documento (CET) está sendo elaborado pelos cafeicultores e técnicos que se fizeram presentes e deverá conter as normas que regulamentarão o uso do Selo de IG para os cafés produzidos na região.

O Projeto de implantação da IG do Café Arábica da Nova Alta Paulista, sob a coordenação do Sebrae e do Instituto Federal, vem sendo trabalhado pela APRUP e pela Cooperativa Agrícola Mista de Pacaembu (COAMP) e conta com o apoio da Cati, da APTA e da Prefeitura Municipal.

A Identificação Geográfica é o reconhecimento de que um produto é daquela região, onde ele apresenta importante reputação, característica ou qualidade peculiar àquela localidade. “No nosso caso, podemos provar isso pelo histórico da cafeicultura em nossa região, pelas diversas ‘Festas do Café’ e os diversos ‘Concursos de Qualidade do Café’ que promovemos, oportunidade em que aqui tivemos técnicos que identificaram características peculiares em nossos cafés”, ressaltou Valdir Visioli um dos líderes do projeto na região.

O intuito é consolidar o café arábica da Nova Alta Paulista em nível nacional, para que venha a ganhar o merecido destaque perante os mercados nacional e internacional, promovendo assim uma melhor remuneração para o produtor e fortalecendo a agricultura e a economia da região.

 

 

Mais Lidas