Pesquisa Doxa mostra Orleans na liderança no MA
Pesquisa do Instituto Doxa, divulgada nesta terça-feira (7), aponta Orleans Brandão (MDB) na liderança da disputa pelo Governo do Maranhão, com vantagem sobre o segundo colocado em todos os cenários.
Pesquisa do Instituto Doxa, divulgada nesta terça-feira (7), aponta Orleans Brandão (MDB) na liderança da disputa para o Governo do Maranhão. O levantamento, encomendado pelo Jornal Pequeno, mostra o emedebista abrindo vantagem sobre o segundo colocado em todos os cenários pesquisados, a menos de um mês das eleições de outubro.
No cenário espontâneo, Orleans Brandão soma 39,6% das intenções de voto, contra 36,3% de Eduardo Braide (PSD). Os números indicam polarização, com 14,8% de eleitores indecisos e 2,4% que votariam em branco ou nulo. No estimulado, a vantagem se mantém: Orleans tem 42,1%, e Braide, 37,8%. Juntos, os dois concentram 79,9% das intenções, deixando os demais candidatos distantes. Nesse cenário, 3,2% não souberam responder e 7% optariam por branco ou nulo.
A pesquisa também simulou um eventual segundo turno. Orleans Brandão lidera com 43,3%, contra 39,1% de Eduardo Braide. Outros 13,9% não souberam responder, e 3,7% votariam em branco ou anulariam o voto.
Registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-04033/2026, a pesquisa foi realizada de 1º a 5 de setembro, com 2 mil entrevistas em 90 municípios de todas as regiões do Maranhão. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.