Pró-Reitoria de Extensão atende quase duas mil pessoas em evento do Rotary Club de Pacaembu

Aproximadamente duas mil pessoas participaram da ação social do Rotary Clube de Pacaembu com parceria do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), por meio da Pró-reitoria de Extensão (ProExt), no último sábado, 23. A ação do UniFAI-Social, um dos eventos da ProExt, envolveu atendimentos dos cursos de Agronomia, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Tecnologia em Agronegócio à população no Centro de Esportes e Lazer de Pacaembu.

O 2º Rotary Day também contou com a parceria do Centro Nacional Integrado de Cursos (Cenaic), corpo de bombeiros, Polícia Militar, OAB de Pacaembu e secretaria de Saúde, Educação, Esporte e Lazer de Pacaembu, além de profissionais liberais voluntariados, como as duas optometristas – profissionais da área da saúde responsáveis pela avaliação primária da saúde visual e ocular.

O pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, ressalta a importância da ação. “Foi um sucesso. É a segunda participação da Pró-reitoria de Extensão no Rotary Day e tem sido o alicerce do evento. Ano passado foram diagnosticados casos de câncer, sendo quatro de colo de útero e um bucal. Todos foram encaminhados para a secretaria de saúde. Além dos demais atendimentos promovidos pelos diversos cursos da UniFAI”, afirma.

Conforme a coordenadora do UniFAI-Social, Prof.ª Esp. Claudia Maria Garcia Lopes Molina, o projeto realizou orientações agronômicas e de plantio, bem como a distribuição de mudas nativas e cartilha de compostagem (Agronomia e Tecnologia em Agronegócio). Fez avaliação e orientação nutricional (Nutrição), teste de glicemia e aferição de pressão arterial (Farmácia), pintura facial (Pedagogia) e inspeção bucal (Odontologia).

“O conhecimento adquirido em sala de aula pode ser colocado em prática através do atendimento à sociedade pelos diversos cursos da UniFAI e de forma gratuita, contribuindo, assim, no ensino, na possibilidade de pesquisas e Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), por meio dos dados obtidos no evento, e na extensão”, destaca.

O evento foi idealizado pela rotariana Vera Lúcia Fiorin da Silva. À frente desta edição esteve o presidente do Rotary Clube de Pacaembu, Edineo Mazali Júnior.

Foram disponibilizados também brinquedos para as crianças, corte de cabelo, massoterapia, maquiagem, e a carreta do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente para a realização de exames preventivos.

O grupo de ciclistas de Pacaembu denominado “Rider bike” e os maratonistas de Pacaembu, conhecidos por “Gêmeos corredores”, falaram sobre a importância da atividade física para a saúde.

Foram servidos sucos, pipoca, algodão doce e cachorro quente à comunidade.

 

Por Priscila Caldeira

 

MAIS NOTICIAS
Carregue mais