Connect with us

Cidades

APRUP e Cooperativa Agrícola Mista de Pacaembu promovem evento no Kaikan

Publicado

em


No ultimo dia (1) a Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu – APRUP e a Cooperativa Agrícola Mista de Pacaembu – COAMP promoveram um evento no Kaikan reunindo o SEBRAE, o Instituto Federal – IF, a Prefeitura Municipal, representantes da APTA e da CATI/CDRS-Dracena, Secretários de Agricultura de alguns municípios da nossa região e produtores rurais.

O objetivo foi divulgar o Projeto de implantação da IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA – I.G. para o café arábica da Nova Alta Paulista. Sob a coordenação do SEBRAE e do IF, esse projeto vem sendo trabalhado pela APRUP e pela COAMP e conta com o apoio da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio – APTA e da Coordenadoria do Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS/CATI.

“Identificação Geográfica” é a identificação de um produto como originário de um local ou região, quando esse produto apresenta reputação, característica ou qualidade peculiar de sua origem geográfica. No caso do café arábica, podemos provar isso pelo histórico da atividade em nossa região e também pelos diversos concursos de qualidade que promovemos, quando aqui tivemos técnicos que identificaram características bastante peculiares em nossos cafés.

O intuito é consolidar nosso café em nível nacional, para que ganhe o merecido destaque perante os mercados nacional e internacional, promovendo assim uma melhor remuneração para o produtor e fortalecendo a nossa agricultura.

Outro aspecto a se considerar é o fato de que hoje, a cafeicultura nesta região está implantada basicamente nas pequenas propriedades, onde a prática da agricultura familiar é dominante e carente de apoio, através de ações que venham lhes proporcionar melhores ganhos.

Esperamos também que esse projeto venha despertar maior interesse de nossos agricultores pela atividade, até porque, hoje o mercado do café está bem aquecido, oferecendo preços bastante satisfatórios.

Para que esse projeto se concretize e venha a dar bons resultados, vamos precisar do apoio irrestrito dos agricultores, bem como, do Poder Público de toda essa região da Nova Alta Paulista, a exemplo do nosso Prefeito, João Francisco, e da nossa Vice Prefeita, Bete Gratão, do Luiz Fernando Steque, Presidente da Câmara de Pacaembu, do Dr. Fernando Nakayama, Diretor da APTA, do Gerson Alves dos Reis, Eng.º Agr.º da CATI de TUPÃ, do José Eduardo Fernandes, Zootecnista da CATI de Irapuru, do Silas da Silva Teixeira, Secretaria de Agricultura de Dracena, Wilson Seidi Akabane, Secretaria de Agricultura de Irapuru, Luciano Oliveira Teles, Secretaria de Agricultura de Pacaembu, assim como, de todos os demais presentes na reunião.


Publicidade

Mais Lidas