Connect with us

Cidades

Presépio montado na igreja matriz mais uma vez surpreende pela criatividade

Publicado

em

Os tradicionais presépios montados no interior da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Pacaembu a cada ano têm surpreendido os fiéis e visitantes da paróquia.

Montado em um local especial do templo religioso, o presépio traz a cena do nascimento de Jesus com a Virgem Maria, José, os três Reis Santos, animais de um estábulo, anjo e outros adereços que deixam a cena ainda mais atrativa.

O presépio instalado tem recebido um grande número de fiéis diariamente que estão elogiando mais uma vez pela criatividade e beleza.

CONHEÇA A HISTÓRIA E O SIGNIFICADO DO PRESÉPIO

Montar um presépio já é tradição principalmente na igreja católica. É um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal.

O presépio tradicionalmente é montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.

O termo vem do latim ‘Praesaepe’, que significa estrebaria ou curral. A presença do menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança.

ORIGEM: foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo.

O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.

 

 

Mais Lidas