Eventos

Partido Novo no TRE-MA contra filiação de Roberto Rocha ao PRTB

ResumoPartido Novo no TRE-MA recorreu contra a decisão que aprovou a filiação do senador Roberto Rocha ao PRTB, garantindo a candidatura ao governo do Maranhão. O recurso aponta indícios de fraude e dupla filiação, contestando a regularidade do vínculo partidário. A ação busca anular a decisão anterior e reavaliar a elegibilidade do senador.

O partido Novo apresentou recurso contra a decisão que aprovou a filiação do senador Roberto Rocha ao PRTB, garantindo sua candidatura ao governo. O partido alega indícios de fraude e dupla filiação.

Tatiana Réis
Tatiana Réis Repórter de serviço · 06 de agosto de 2026 · 2 min de leitura
Orleans Brandão promete 1.200 casas em São Luís no 1º ano

Partido Novo vai ao TRE-MA contra filiação de Roberto Rocha ao PRTB

O partido Novo apresentou à 3ª Zona Eleitoral de São Luís um recurso contra a decisão que aprovou a filiação do senador Roberto Rocha ao PRTB. Essa filiação garantiu a candidatura de Rocha ao Governo do Estado. O partido alega indícios de fraude e dupla filiação.

O que diz o recurso do Novo

Em um documento de 29 páginas, o Novo aponta indícios de fraude na filiação, conluio entre o PRTB e Roberto Rocha, além de prejuízo eleitoral concreto.

O partido contesta a decisão com argumentos específicos. Segundo o Novo, Roberto Rocha manteve, por opção própria, filiação regular ao partido. Dois dias depois, ele assinou ficha de filiação a outro partido. Ao requerer judicialmente o reconhecimento desta última, silenciou sobre a primeira.

Prejuízo eleitoral e próximos passos

Além da argumentação de que Roberto Rocha manteve-se filiado até julho ao Novo, produzindo ações e fatos partidários, o partido alega que teve prejuízo concreto com a autorização de sua filiação ao PRTB.

O processo deve seguir um longo caminho. Ele passará pelo juiz de base, pelo Pleno do TRE-MA e poderá ir até o Tribunal Superior Eleitoral.

Além desta ação, o Novo também deve impugnar diretamente a candidatura de Roberto Rocha ao governo. entenda como funciona a impugnação de candidatura

Perguntas Frequentes

Por que o Partido Novo recorreu contra a filiação de Roberto Rocha?

O partido alega indícios de fraude, conluio e dupla filiação, com prejuízo eleitoral concreto.

Qual o documento apresentado pelo Novo?

Um recurso de 29 páginas à 3ª Zona Eleitoral de São Luís.

Qual o caminho do processo?

O processo deve passar pelo juiz de base, pelo Pleno do TRE-MA e pode ir até o Tribunal Superior Eleitoral.

O que mais o Novo pretende fazer?

Além do recurso, o partido deve impugnar diretamente a candidatura de Roberto Rocha ao governo.

// Leia também

Publicidade